17.7.07

O que está a acontecer à direita? (II)

Em Portugal, em 2007, quais são os centros que definem o que tem valor?

As universidades são públicas ou são de tal modo tuteladas pelo Estado que não podem funcionar como centros independnetes de determinação de valor (exclui-se a U. Católica). A Igreja Católica está tão dependente do Estado que não produziu um único quadro digno de destaque nos útimos 30 anos. A Maçonaria vive ligada ao Estado. A educação secundária é do Estado ou fortemente tutelada pelo Estado. A Ciência é tutelada pelo Estado. Os 700 mil funcionários públicos são avaliados pelo Estado. Os grandes investimentos têm que ser tutelados pelo Estado. As grandes empresas, com excepção da Sonae, precisam do Estado. Parte da comunicação social está estatizada ou altamente condicionada pelo Estado. A cultura é tutelada pelo Estado.

O Estado é o centro de avaliação dominante na sociedade portuguesa para actividades educativas, culturais e profissionais. Excluem-se deste domínio as pequenas e médias empresas, a Sonae, alguma comunicação social, o futebol e, em parte, a Universidade Católica.

Ah, e existem a autarquias e a Madeira, que também são Estado, mas pelo menos vão criando centros independentes de avaliação que são parcialmente independentes do Estado Central.