12.8.04

O natural, o artificial e o espontâneo X

A Biblioteca de Babel

Dessas premissas incontrovertíveis deduziu que a Biblioteca é total e que suas prateleiras registram todas as possíveis combinações dos vinte e tantos símbolos ortográficos (número, ainda que vastíssimo, não infinito), ou seja, tudo o que é dado expressar: em todos os idiomas. Tudo: a história minuciosa do futuro, as autobiografias dos arcanjos, o catálogo fiel da Biblioteca, milhares e milhares de catálogos falsos, a demonstração da falácia desses catálogos, a demonstração da falácia do catálogo verdadeiro, o evangelho gnóstico de Basilides, o comentário desse evangelho, o comentário do comentário desse evangelho, o relato verídico de tua morte, a versão de cada livro em todas as línguas, as interpelações de cada livro em todos os livros; o tratado que Beda pôde escrever (e não escreveu) sobre a mitologia dos saxões, os livros perdidos de Tácito.(JLB)


Se o Gerador de Texto Aleatório produzir texto consecutivamente acabará por produzir as obras de Shakespeare. Quer isso dizer que o Gerador de Texto Aleatório tem talento literário?

Um dos nossos antepassados torna-se num criador da língua só porque, sem qualquer intenção, deixou de dizer wed e passou a dizer weda?