O Valete Fratres! foi um dos blogues que mais admirei desde o início. De há uns meses a esta parte sofreu uma profunda metamorfose, melhor dizendo, uma conversão que, pessoalmente, considero contraditória com as suas raízes.
Recentemente uma polémica iniciada aqui, no Blasfémias, opôs o meu amigo João Noronha a Timshel. Tenho-a seguido com aquele interesse prudentemente distanciado que procuro colocar entre mim e os detentores das verdades sagradas a resvalar para o messiânico.
Hoje baixo propositadamente a guarda porque percebi que o Valete corrigiu o seu lema - deixou de ser um "Blog filo-americano, anti-comunista e neoliberal" para assumir um bastante mais correcto "Blog filo-americano, anti-comunista e defensor da economia de mercado".
Será, certamente, uma pia emenda, uma correcção justificadamente canónica. Porventura a primeira de muitas. Pois esta síntese dos contrários é custosa e aproxima-se perigosamente da tentativa impossível.
1. Numa amigável provocação, apenas gostaria de saber em qual das três características fundamentais que aponta no seu lema é que o João subsume logicamente o conteúdo desta sua última posta:
2. Por último, quando os mais altos responsáveis da organização da sua devoção, incluindo o Papa, usando da sua dogmática infalibilidade, voltarem a condenar o Presidente Bush e a política interna e externa dos USA, reincidirem no repúdio do individualismo, i.e. na preferência do dogma colectivo à liberdade do indivíduo, insistirem no desdém pelo lucro ou outras formas de sucesso económico e regressarem à exaltação da pobreza como o santo culminar das virtudes católicas, quais as grossas, mas piedosas, emendas - pergunto - é que o João Noronha procederá na máxima que encima o seu blogue???
(Pois esta síntese dos contrários é custosa e aproxima-se perigosamente da tentativa impossível)