16.5.07

Um texto que gostava de ter escrito

MADELEINE MCCANN NUMA EDIÇÃO DA PENGUIN
É sempre assim quando um acontecimento destes toma conta dos telejornais: aparecem os profetas a perorar sobre a decadência da comunicação social, a perda da noção de interesse público, a obscena vitória do sensacionalismo. Afinal, como pode o rapto de uma miúda de quatro anos ocupar tanto tempo nos telejornais? Se só em 2006 desapareceram 31 crianças em Portugal, porquê esta histeria em torno de Madeleine McCann? Ou, para citar um texto de José Miguel Júdice no Público: como é possível que as televisões se esgotem a «descrever em directo os pormenores do drama familiar de Lagos» e ignorem sistematicamente a «tragédia cósmica do Darfur»?
###
Há aqui uma distinção, nada subtil, que convém fazer. Uma coisa é o interesse noticioso desta história. Outra, bem diferente, é a forma como ela é muitas vezes abordada na comunicação social. Não há dúvida que a avalanche de directos nas televisões é absurda, porque a maior parte das vezes o jornalista não tem qualquer dado relevante para oferecer. A pouca informação divulgada pela polícia sobre a investigação e a falta de fontes internas nos media resulta quase sempre num pastelão inóspito de palavreado, sem um pingo de novidade. E depois, falta imaginação: as reportagens sobre o caso nas televisões britânicas são muitíssimo melhores do que em Portugal, onde a principal preocupação é encher chouriços ao minuto.Mas não é apenas sobre isto que os profetas se debruçam. O que eles dizem - e cito Pacheco Pereira na Sábado - é que «sempre que há um crime que envolva crianças se esfregam as mãos nas redacções à espera de ver as audiências saltar». Ora, isto é um absurdo, e a chave para o desmontar foi dada pelo próprio Pacheco Pereira num texto que escreveu sobre o livro de memórias de Jorge Silva Melo. Existe uma geração, que é a deles, imersa em referências culturais, perdida «no contínuo entre a arte e a vida», «claustrofóbica» e com manifestas dificuldades em lidar com a brutalidade do quotidiano e a irrupção do «povo». Esta gente tende a ver apenas the big picture («a tragédia
cósmica do Darfur») e desenvolve uma espécie de nojo pela conversa de café, porque - e volto a citá-lo - «tudo só existe na vida se existir na cultura». Na tragédia da pequena inglesa estão inscritos os nossos medos mais íntimos e o eterno mistério do mal. É por isso que toca tão fundo em qualquer pessoa, mesmo que não o saiba verbalizar. Ora, esta é a matéria, triste e profunda, de que são feitos os grandes filmes, os grandes livros, as grandes obras de arte que inspiram Pereira e Júdice. Mas eles, e outros como eles, parecem incapazes de o perceber. É como se só se pudessem interessar pela tragédia de Madeleine McCann se ela viesse impressa em softcover, numa edição da Penguin. Quem sabe um dia.

João Miguel Tavares, DN
http://dn.sapo.pt/2007/05/15/opiniao/madeleine_mccann_numa_edicao_penguin.html