6.9.07

A coroa de louros

O http://dn.sapo.pt/ arruma os crimes, incêndios e outras matérias igualmente problemáticas que intitula CIDADES. Assim é na rubrica CIDADES que sabemos que um fogo lavrou ontem nos lugares nada citadinos de Sapinha, Chumbaria e Serra do Branco. E mesmo que um crime aconteça no topo da serra do Marão lá virá na rubrica CIDADES. É certo que, em Portugal, a apologia da santa paz rural tem um grande lastro político, da esquerda à direita, mas não deixa de ser peculiar esta designação.
Mas seja na cidade ou no campo, o próprio conteúdo das notícias desta secção também dá que pensar. Assim informa o DN que ontem, no centro da cidade de Lisboa, a "psp 'caça' prostitutas, droga e venda ambulante'. Deixando para outra oportunidade a discussão sobre esta mania de aplicar o verbo caçar a pessoas, percebe-se que foram detidas umas imigrantes que se encontravam ilegalmente no país - se destruíssem milho transgénico nem os documentos lhes pediam! - e que «A PSP identificou ainda 17 traficantes de 'pseudo-haxixe'. «Há indivíduos que vendem folhas de louro prensadas, fazendo-as passar por haxixe. Agora há que averiguar», referiu a mesma fonte.»

Mas vão averiguar o quê? Se é proibido vender louro? Se nas salas de chuto se passa também a disponibilizar 'pseudo-haxixe'?