13.9.07

O guterrar de Costa:

Quem é que António Costa quer enganar? Vem dizer que «não devemos misturar as ideias pessoais de Maria José Nogueira Pinto sobre essa matéria com um projecto relativamente ao qual ela esteve ligada e que poderá vir a estar ligada no futuro».
Perdão, mas as coisas não se podem separar só porque tal seria o desejo do presidente da câmara. Evidentemente que as ideias pessoais de MJNP são relevantes. Tanto o são que a própria MJNP entende que sejam uma prioridade no seu novo cargo: «Outra prioridade imediata, diz, “é travar o declínio (da Baixa-Chiado)”. A antiga vereadora dá como exemplo “travar a proliferação das lojas chinesas, porque se continuam naquele território, nunca mais vai ser possível deitar mão ao pequeno comércio”. Nogueira Pinto considera que o comércio “é central” para a Baixa, mas sem as lojas chinesas, que “estão a dar cabo do comércio da cidade”.».

Ora, temos então uma de duas situações: ou António Costa desconhecia as ideias de MJNP e então não se entenderá porque a convidou, pois apenas restaria a incompetência política ou favor pessoal. Ou sabendo o que ela pensava e com isso a convidando, apenas agora aparentemente se afastará dessas ideias, pela reacção que as mesmas provocaram. O que será um sério desvio à verticalidade política, com resultado agravado pela manutenção do convite.