10.9.07

Quota de lojas chinesas? Travar a proliferação das lojas chinesas?

Lisboa
Baixa sem lojas chinesas
‘Zezinha’ chefia unidade de missão e quer proteger o comércio
Maria José Nogueira Pinto quer acabar com as lojas chinesas na Baixa de Lisboa. A ex-vereadora do CDS vai continuar ligada ao projecto de reabilitação da Baixa-Chiado, cuja elaboração coordenou. Segundo explicou ao Expresso, deverá liderar, durante dois anos, uma unidade de missão que será “uma placa giratória para a ligação com os parceiros: comerciantes, bancos, restauração, hotelaria, comissões de moradores e juntas de freguesia, rede cultural”.
Esta entidade, que ‘Zezinha’ tenciona dirigir “em «part-time»”, ainda fará o planeamento e operacionalização do projecto, além de avançar com “todas as medidas de curto prazo”, relacionadas com segurança, iluminação, limpeza e algum trabalho no espaço público.
Outra prioridade imediata, diz, “é travar o declínio (da Baixa-Chiado)”. A antiga vereadora dá como exemplo “travar a proliferação das lojas chinesas, porque se continuam naquele território, nunca mais vai ser possível deitar mão ao pequeno comércio”. Nogueira Pinto considera que o comércio “é central” para a Baixa, mas sem as lojas chinesas, que “estão a dar cabo do comércio da cidade”.
O ideal, explicou Nogueira Pinto ao Expresso, seria deslocar as lojas chinesas para uma «Chinatown» (que, quando era vereadora, propôs que se localizasse entre o Martim Moniz e os Anjos). Não sendo assim, propõe que a autarquia proíba a abertura de novos estabelecimentos destes na Baixa-Chiado.
“A Câmara é que dá a licença, pode dizer que a quota de lojas chinesas neste espaço está esgotada.”
Isto e muito mais pode ser lido no EXPRESSO. Maria José Nogueira Pinto não deve estar a falar de Lisboa, nem de gente. Deve estar a falar duma qualquer Zona Livre ou Reserva Natural.

http://semanal.expresso.clix.pt/1caderno/pais.asp?edition=1819&articleid=ES266061