9.9.07

Tema Para Debate

Nos comentários ao post "Estado de Negação", mal recebido por alguns comunistas de várias facções, um comentador (JEM) propôs:
"Gostaria de ouvir a opinião / teoria dos Blasfemos sobre porque motivo continua o comunismo ainda vivo. Porque motivo ainda uma tão grande percentagem da população mundial e nacional continua atraída por esta teoria/ideal, que chumbou de forma óbvia o teste da história?"
10 pistas. Aceitam-se mais sugestões.

1. A Utopia. A utopia comunista é boa. Muito boa. Há uma inegável sedução no processo mental de arquitectar uma sociedade perfeita, em que todos sabem qual o seu lugar, todos trabalham em nome de um bem comum de acordo com a sua capacidade, todos recebem de acordo com as suas necessidades. O mundo como uma grande família unida. As abelhas em colmeia liderada pelo grande mestre que interpreta as sagradas regras da boa convivência. Há tanta gente a desejar intensamente que um tal sistema funcione que preferem amarrar-se à quimera a admitir os terríveis fracassos de todas as experiências que, por muitas variantes que tenham sido testadas, apenas coincidiram sempre nos maus resultados. ###

2. A Ignorância. Não devemos nunca menosprezar o terrível poder da ignorância. Já ouvi gente pretensamente bem informada garantir que a Alemanha de Leste era um dos países mais ricos do mundo, que a Coreia do Norte é uma democracia, que não há pobreza em Cuba, que Portugal é um pais neoliberal ou que a Suécia é um modelo de economia anticapitalista.

3. A Bibliografia. Andam a ler os livros errados.

4. A Convicção. Há quem acredite que os mapas astrais condicionam toda a nossa vida. Há quem acredite em feiticeiros, espíritos e macumbas. Há quem acredite no poder dos maus-olhados. Cuidado com o voodoo. Há quem modele a sua vida com base em linhas de mãos, em pedrinhas, no tarot, em bolas de cristal. A charlatanice sempre teve algum sucesso. A boa charlatanice sempre teve muito sucesso.

5. A Fé. Há deuses para todos os gostos e a fé é muito poderosa. O comunismo no século XXI não é muito diferente de uma religião. Acredita-se. Ponto final.

6. A Iliteracia Económica. A incompreensão dos mecanismos básicos de criação de riqueza afasta muitos comunistas do tipo de raciocínios que os fariam entender a realidade do mundo em que vivem.

7. O Valor da Liberdade. Liberdade e comunismo são incompatíveis mas, nos tempos que correm, a liberdade é um bem abundante e muito desvalorizado. Só damos valor ao que é escasso. Só quando perdemos a liberdade choramos por ela.

8. A Inveja. A inveja do sucesso alheio é um poderoso afrodisíaco para muitos comunistas. São comunistas porque querem que os ricos sejam pobres. Os partidos estão cheios de pequenos vingadores.

9. A Herança. A queda dos comunismos no início da década de 90 deixou muita gente pendurada nas crenças que tinham alimentado toda uma vida. A negação é um estado compreensível. Não se muda de clube, não se muda de um partido que funciona como um clube. Compreendo-os muito bem. O Sporting também esteve 19 anos sem ganhar nada mas os sportinguistas nunca perderam a esperança de um sol a raiar em sublimes tons esverdeados.

10. O Erro. Uma má interpretação do igualitarismo. Venderam-lhes que o comunismo fará os pobres iguais aos ricos. A verdade é que a única coisa que alguma vez conseguiram foi fazer os ricos iguais aos pobres. Não há igualdade na média. Só há nivelamento por baixo.