6.12.07

Lieralismo mínimo

Teoria abstracta

Ênfase na liberdade individual

Individualismo

Anti-constructivismo

Estado neutro

###

Teoria abstracta

As políticas concretas tendem a favorecer a causa da moda. As ideias abstractas favorecem todos de forma mais ou menos igual. Exemplo de política concreta: os gays devem casar. Exemplo de ideia abstracta: o estado não deve ter um casamento oficial, seja ele qual for, nem deve promover modos de vida específicos, sejam eles quais forem.


Ênfase na liberdade individual

As políticas só são aceitáveis se de alguma forma servirem para maximizar a liberdade individual. No caso do liberalismo de esquerda, as políticas deveriam maximizar as liberdades positivas em abstracto e não uma determinada concepção daquilo que a sociedade deve ser. Exemplo de uma política que prejudica a liberdade individual: o ensino público oficial. Exemplo de uma política (liberal de esquerda) que maximiza um determinado conceito de liberdade (neste caso liberdades positivas): o cheque-ensino.


Individualismo

A liberdade que interessa maximizar é a de cada pessoa individualmente considerada e não a liberdade de grupos. Exemplo de uma política concreta que ignora o individualismo: leis que visam facilitar a vida das mulheres no mercado de trabalho. São leis que prejudicam, quer os homens, quer determinadas mulheres individualmente consideradas.


Anti-constructivismo


A sociedade deve resultar das acções livres e das relações que os individuos acordem entre si. Não deve haver uma tentativa de mudar a sociedade por meios políticos. Exemplo de uma política construtivistas: campanhas públicas oficiais para combater o racismo. Exemplo de uma acção não construtivista: campanhas privadas para combater o racismo.


Estado neutro


O estado não pode ter moral nem políticas que tomem partido por uma facção de uma sociedade pluralista. Exemplo de uma tomada de partido pelo estado por uma facção contra outra: o aborto no SNS.