29.12.07

Novo livro de Pascal Salin.

Publicado em 2007, o novo livro de Pascal Salin tem como título "Français, n´ayez pas peur du libéralisme". Salin, um dos principais autores do liberalismo clássico de língua francesa, o autor do magnum opus "Libéralisme" (2000), debruça-se sobre temas gerais e sobre temas relativos à situação política francesa. Neste capítulo, e analisando a gestão do país entre 1981 e 1986, é de opinião, a propósito do aumento do número de desempregados, que "…les socialistes aiment tellement les pauvres qu´ils n´arrêtent pas d´en créer" (p.48).
###
P. Salin discute, em particular, o caso Enron, defendendo que este caso não demonstra a falência do sistema capitalista. Uma consequência deste caso foi "…la disparition rapide d´Andersen qui avait certifié les comptes d´Enron" (pág.153).

A mensagem geral do livro acaba por conter alguns elementos de optimismo : analizando os casos da Nova-Zelândia e da Estónia (incluindo, neste caso, a flat tax), P. Salin defende que "Oui, réformer c´est possible, et c´est même possible très rapidement (p. 173)".

P. Salin, no final da obra, após citar Hayek, não hesita em se inspirar no anterior papa para concluir que "Il est temps d´affirmer que les maux de notre époque sont la conséquence d´un effondrement de la liberté individuelle" (p. 274).

Trata-se, em suma, de um livro de leitura muito interessante.

José Pedro Lopes Nunes