21.12.07

See no evil

Pacheco Pereira continua o seu triste esforço de nutrir fantasmas e de fundamentar lendas.
Agora compara as versões do DN e do JN sobre a 'Noite Branca' para concluir que a do jornal do Porto "omite" culposamente os factos que JPP gostaria de ver realçados. O texto está aqui e foi publicado na Sábado. No Abrupto, está ilustrado com uma conhecida estatuteta de 3 macaquinhos, um que não quer ver, outro não ouvir e o terceiro não falar.
Entretanto, no texto colado a este, publicado na Sábado, JPP fala d' "O empobrecimento" do país. Diz que todos os dias "estamos a ficar mais pobres". O que é verdade. Só que as fotografias escolhidas para salientar os responsáveis exibem outros primatas: António Guterres, Pina Moura e José Sócrates.
Curiosa esta selecção de fotografias - longe de mim negar a evidente culpa dos visados. Só que esta lista de JPP é reduzida: existem mais alguns retratozinhos que nela caberiam muito bem dada a sua especial contribuição para a nossa penúria. Por exemplo, o primeiro-ministro do PSD, Durão Barroso, e a sua ministra das Finanças, Ferreira Leite. Pelo menos.
Mas JPP cingiu a responsabilidade a quem lhe interessa e como lhe interessa. No fundo, as duas fotos, a da Sábado e a do blogue, representam a mesma atitude - tal como os seus macaquinhos no Abrupto, JPP, na Sábado, não vê, não sabe e nada quer dizer sobre o que lhe não convém.
Ou seja, faz precisamente aquilo de que acusa o JN.