18.12.07

Oferecer um livro pelo Natal?

A época de Natal é, tradicionalmente, uma época em que amigos e familiares trocam prendas. Uma hipótese a considerar é oferecer livros - pelo menos, se a pessoa a quem se destina a prenda for inclinada para a leitura, e nem todas as pessoas o são.
###
Considerando a eventual necessidade de oferecer várias prendas, e se a opção for a acima referida, poderá mesmo ponderar-se oferecer a mesma obra a várias pessoas amigas. Falta de imaginação - dirão uns. Esforço mínimo - dirão outros. Talvez. Mas, se gostou muito de um dado livro, por que não oferecê-lo a várias pessoas?

No que respeita à presente quadra, neste ano de 2007, gostaria de sugerir um livro particularmente interessante: "A sabedoria das multidões" de James Surowiecki, tradução de "The wisdom of crowds" (e não The wisdom of the crouds, nem tão pouco Wisdom of the crouds). Foi necessário esperar 3 anos para ver entre nós uma tradução desta obra, mas, muito embora não tenha lido a tradução, mas antes o original, suspeito que os leitores da versão portuguesa darão o seu tempo por muito bem empregue.

Outras obras a considerar são, de Carl Sagan, "As variedades da experiência científica", uma obra com grande interesse, mesmo para aqueles que já estejam bem familiarizados com a obra anterior do autor, bem como os dois trabalhos de Malcolm Gladwell, "The tipping point", e "Blink", ambos já com tradução portuguesa. Pode ainda ser mencionado, de Frans Johansson "O efeito Medici", um livro no qual o autor inicia os seus trabalhos pelos Açores.

O ano de 2007 viu publicados outros livros muito interessantes, mas, por não se encontrarem ainda traduzidos para português, ficará a respectiva menção para outra oportunidade. Uma nota final - evite oferecer um livro que ainda não leu - o seu amigo pode querer discuti-lo consigo.

José Pedro Lopes Nunes