29.11.04

O que importa não é a superioridade moral do gato, mas se ele caça ratos

Vital Moreira diz que a direita liberal se ««conforma com -- e na verdade promove -- a exclusão de uma parte importante das pessoas dos benefícios da liberdade individual»».

Vital Moreira parte do princípio de que, só porque existe um problema tem que existir uma solução e que essa solução tem que ser uma das preconizadas pela esquerda e pelos estatistas em geral. E a partir daí Vital Moreira sugere que os liberais têm as ideias que têm porque não se preocupam com os mais desfavorecidos. Aliás, até parece que querem prejudicá-los.

Ora, os liberais preocupam-se tanto como a esquerda com os mais desfavorecidos. Mas não acreditam que todos os problemas têm solução pois todos os intervencionismos têm custos. Nem acreditam que as soluções de esquerda sejam as que mais favorecem quem mais precisa.

Os liberais defendem que, a médio prazo, as políticas redistributivas prejudicam todos, incluindo os mais desfavorecidos porque causam desemprego e prejudicam a acumulação de riqueza e o crescimento. É na eficiência das políticas propostas que deve ser situado o debate e não na alegada superioridade moral da esquerda. Aliás, são os próprios partidos de esquerda que têm vindo a perceber que a riqueza que não é produzida não pode ser redistribuída e que muitas das bandeiras de esquerdas conduziram-nos à estagnação económica. A verdade é que o gato de esquerda tem muito bons princípios, mas não caça ratos.