28.9.05

PRESSÕES.....

«Artur Portela renunciou ao cargo que ocupava na Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS), na sequência daquilo que diz ser «uma pressão» do ministro dos Assuntos Parlamentares Augusto Santos Silva. Em causa, estão alegados «conselhos» do ministro para a calendarização das decisões sobre as licenças da SIC e da TVI.
«O ministro contactou o presidente da AACS [juiz conselheiro Armando Torres Paulo] no sentido de propor uma determinada estratégia [em relação à decisão sobre o renovação das licenças da SIC e da TVI], de delinear a calendarização e dar recomendações e conselhos», acusa Artur Portela, que agora renuncia ao seu cargo na AACS.
«O contacto do ministro com o presidente da AACS, no sentido de dialogar, até pode ser legítimo [...]. Mas na minha opinião, configura uma pressão sobre um órgão independente», defende Portela, em declarações ao Jornal de Negócios Online.
«Nunca, nunca em nenhum governo, do dr. Cavaco, do eng. Guterres e dos que se seguiram me lembro de isto ter acontecido», conclui Artur Portela. (...)
(No Jornal de Negócios, dica do leitor «anti-comuna»)