30.3.06

Choque policial

No Público:

«- A directoria do Porto remeteu, recentemente, à directoria nacional, em Lisboa, uma factura de "alguns milhares de euros" para pagamento do fornecimento de energia eléctrica à EDP.

- Na Guarda, face às dificuldades financeiras e aos atrasos no pagamento a fornecedores, foi cancelado o serviço prestado pela TV Cabo.

- A Brisa apresentou um protesto formal à direcção nacional da PJ, reclamando o pagamento integral das dívidas acumuladas pelos veículos da instituição que circulam pelas auto-estradas, utilizando a via verde.

- Em Leiria há carros que chegam a estar parados durante duas e três semanas por não existir orçamento que lhes permita substituir um pneu ou até uma lâmpada.

- Em Lisboa, nos diversos departamentos, a distribuição de folhas para impressoras é racionada. Muitas destas máquinas não funcionam por não existirem tinteiros.

- Na Guarda, pagas as despesas de funcionários, remunerações acessórias, limpeza e manutenção de elevadores, sobram, para o resto do ano, 250 euros. A dívida a fornecedores é, naquele departamento, de 370 mil euros.

- Em vários departamentos do país, os funcionários são obrigados a dizer quantas folhas precisam para poderem fazer os autos. Só lhe são entregues as estritamente necessárias.

- Na directoria de Coimbra, a Galp ordenou o cancelamento do abastecimento de combustíveis por falta de pagamento. Os directores tiveram de assumir, eles próprios, compromissos pessoais, para impedir a imobilização da frota.

- Diversos departamentos da PJ estão a pedir à PSP e à GNR para ouvirem arguidos de outras comarcas, na forma de deprecadas, por não terem dinheiro para as deslocações.

- Há funcionários da polícia que já são credores em mais de dois mil euros, só nos primeiros três meses. Trata-se de subsídios e horas extra que não foram liquidados.

- Dívidas à Portugal Telecom não são pagas há três meses e a empresa já ameaçou cortar os telefones fixos e móveis. Sistema de escutas telefónicas está em risco.»