28.4.06

Segurança Social como um Ponzi scheme (com adendas)

Ora como é que funciona um Ponzi Scheme?

A organização que desenvolve o esquema cria um banco clandestino. Começa por publicitar juros muitos altos. Imagine-se que a organização promete juros de 10% ao mês. Esta remuneração atrai cada vez mais depositantes. Inicialmente os juros são pagos. O banco pode pagá-los porque, numa fase inicial, a quantidade de dinheiro que está a entrar em depósitos é superior àquela que tem que ser paga e juros. No entanto, o banco está falido desde o início já que, como o banco não tem receitas para além dos depósitos, as obrigações do banco são sempre superiores ao dinheiro que está em depósito. A mais leve suspeita de que de facto a realidade é essa causa uma corrida aos depósitos e a implosão do banco.
###
A Segurança Social funciona exactamente da mesma forma. Durante anos o estado recebeu depósitos e assumiu compromissos muito superiores àqueles que poderia garantir. Recorreu às técnicas do Sr. Ponzi. Em vez de capitalizar os fundos recebidos, usou-os para pagar reformas. Note-se que, como os tempos de vida contributiva são da ordem dos 30 ou 40 anos, o sistema pode parecer que funciona durante muitos anos.

Neste momento os compromissos assumidos são muito superiores ao dinheiro em caixa. Se os "depositantes" tivessem liberdade para levantar o dinheiro depositado, o sistema já tinha implodido. Mas, mais grave que isso, o estado tem mesmo o poder de obrigar a próxima geração a entrar no sistema. Ora, a próxima geração entra para um sistema deficitário. O dinheiro para tapar o buraco tem que vir de algum lado. Não há aqui almoços grátis. Nem milagres Sócrates. Só restam as soluções que referi no post anterior. Ou a geração actual de reformados recebe muito menos do que aquilo que lhe prometeram, ou a próxima acaba por pagar pelas duas. Minto. Há uma terceira possibilidade: a próxima geração pode sempre roubar a geração seguinte. Mas alguém terá que pagar porque a Segurança Social é um Ponzi Scheme. Por não ser um sistema de capitalização, não gera riqueza, apenas a transfere de uns depositantes para outros.

Adenda 1: Claro que é um bocado ridículo falar-se da "sustentabilidade" de um Ponzi Scheme. Um Ponzi Scheme é por dfinição insustentável.

Adenda 2: O Sr. Ponzi também teria desejado uma população fresca de novos idiotas prontos a depositar as suas poupanças no seu "banco". Infelizmente para ele, não tinha os meios para estimular as taxas de natalidade necessárias.

Adenda 3:O Sr. Ponzi foi preso por fraude.