13.6.06

"O Postal do Professor"!


Marcelo Rebelo de Sousa é um homem surpreendente! E consegue aparecer onde menos se espera. Ao virar da esquina, sem contarmos, seja em Lisboa ou em Colónia, zás!... lá "chocamos" com o Professor!

Comigo, esse encontro inesperado do enésimo grau, deu-se hoje de manhã, numa estação de serviço. Enquanto esperava pela minha vez de pagar e passava em revista os jornais expostos, vejo algo de estranho na última página de "A Bola": O POSTAL DO PROFESSOR, com um fotografia sorridente de MRS ostentando (como deve ser) o cachecól de Portugal.

Será que MRS deu, agora, em comentador de futebol? Não, o Professor, apesar de falar de quase tudo, não chegou tão ao longe. Talvez vontade não lhe falte...mas ficou-se, neste postal, por uma inócua apreciação do género:
"Austrália fez história. Itália e República Checa confirmaram o favoritismo (...)".

Agora, o verdadeiro "passe" magistral do Professor foi este, pleno de precisão e cheio de oportunidade politicamente correcta, a propósito do recente Portugal -Angola:

"Ganhou a nossa língua, o lusitano. Nem Viriato sonharia tanto".....escreve o Professor, transcrevendo uma suposta frase que lhe terá sido dita, em Colónia, por um Angolano!

Uns anitos mais novo e MRS - que, apesar de tudo, ainda tem muito para dar (ao futebol e não só) - arriscar-se-ía a ser "seleccionado" por Scolari!