A medida padrão entre carris nos caminhos-de-ferro norte americanos tem o estranho valor de 4 pés e 8,5 polegadas (cerca de 1,44m). Porquê esta medida? Porque era a usada em Inglaterra, e os caminhos-de-ferro americanos foram construídos por expatriados ingleses.
Porque os construíam os ingleses assim? Porque os primeiros carris foram construídos pelos mesmos trabalhadores que construíram os primeiros carros eléctricos anteriores ao caminho-de-ferro, e essa era a medida que usavam.
Porque é que usavam essa medida? Porque quem construiu os primeiros carros eléctricos, usava as mesmas ferramentas com se construíam as carruagens mais antigas.
Mas porque é que essas carruagens usavam essa medida particular? Porque se usassem outra, as rodas das carruagens partir-se-iam nas antigas estradas inglesas, já que era essa a largura entre os sulcos que vincavam as estradas.
Mas quem construiu essas velhas estradas? As primeiras estradas da Europa foram construídas pelo Império Romano para as suas legiões, e foram usadas desde então. As quadrigas romanas deixaram os primeiros sulcos, que todos seguiram posteriormente, para não destruírem as rodas das suas carruagens. E uma vez que as quadrigas eram construídas pelos romanos, eram todas iguais no que diz respeito ao espaço entre as rodas.
Logo, a medida entre carris nos caminhos-de-ferro norte americanos, deriva da especificação original duma quadriga romana.
As especificações e a burocracia são eternas. Portanto da próxima vez que tiver que lidar com uma especificação, e se perguntar quem foi a besta que a inventou, pode estar mais certo do que pensa. É que as quadrigas romanas eram feitas com a largura exacta para lá caberem os traseiros de dois cavalos. Temos portanto a resposta à pergunta inicial.
E agora outro aspecto desta história.
Quando se vê um vaivém na plataforma de lançamento, há dois grandes foguetes, um de cada lado do depósito de combustível. Esses foguetes são fabricados pela Thiokol na sua fábrica no Utah. Os engenheiros que os desenharam preferiam que eles fossem mais largos, mas os foguetes tinham que ser transportados de comboio até ao local de lançamento.
Só que a linha passa por um túnel nas montanhas, e os foguetes tinham que caber nesse túnel. O túnel é ligeiramente mais largo que a linha e esta é aproximadamente da largura dos traseiros de dois cavalos.
Portanto, uma das características daquele que é considerado actualmente o mais moderno meio de transporte, foi determinada há mais de dois mil anos pela largura dos traseiros de duas bestas.
10.8.04
O natural, o artificial e o espontâneo VI
O diâmetro dos foguetes do Space Shuttle é um produto da evolução do cavalo. (via Cidadão do Mundo):