20.1.05

Exemplo

Em 20 de Fevereiro, alguns portugueses vão eleger 230 deputados. Alguns desses 230 deputados vão escolher um novo (ou o mesmo) Primeiro Ministro, que vai, por sua vez, escolher os seus Ministros e Secretários de Estado. Só muito indirectamente, por isso, é que quem nos governa é escolhido pelo "povo".
Mas é um facto sociológico (terei acabado de criar um conceito?) que o voto é determinado, em larga medida, pelo «candidato» a Primeiro Ministro e, em menor grau, pelos candidatos às pastas chave.
Paulo Portas não é candidato a Primeiro Ministro. Não nesta eleições. Mas acho a ideia de os partidos apresentarem aquele que seria a sua equipa governamental, caso vencessem as eleições, bastante útil para ajudar a determinar o sentido de voto (admitindo que a promessa seria cumprida em caso de vitória). Terão os outros partidos coragem para fazer o mesmo?

Nota: Maria José Nogueira Pinto pode surgir de forma algo surpreendente na "equipa". Mas não era preciso chamar-lhe "actual Provedora da Casa Pia", como fez a TSF....