26.1.05

Coisas que se aprendem com o BE!

A RTP 1, no seu "Prós e Contras", promoveu um debate sobre a Educação, convidando os representantes dos partidos com assento parlamentar.

Não pude acompanhar o programa; fui ouvindo - de tempos a tempos e com intervalos significativos - uma coisa ou outra. Pude, no entanto, acompanhar o fim do programa e, quando me preparava para prestar alguma atenção aquilo que cada interveniente concluía, fui surpreendido com esta profunda e inovadora reflexão de política global, supra e transnacional, a propósito da nossa política educativa:

- Se queremos uma Educação boa, eficaz, assente na escola pública, então é fundamental acabar com o Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC)!!?? (-- as palavras não terão sido exactamente estas; o seu sentido, sem dúvida que sim!)

Justificação para este brilhante exercício de (já que falamos de educação!) interdisciplinariedade de políticas: com o PEC, não podemos meter mais dinheiro na Educação....

Sinceramente, mesmo vindo estas coisas do Bloco de Esquerda, acho que já não tenho paciência para estes "experimentalismos" de política pós-moderna (será apenas uma perfomance abstracta? uma transposição, para o discurso político, das correntes "dá-dá"?)...ou será que quem diz estas coisas se leva mesmo a sério?!