15.1.05

FACTOR DEUS?

Não deixa de ser interessante a quantidade de textos, artigos de opinião e mesmo posts em blogues (e aqui, o Blasfémias, é um deles) que se têm debruçado, directa ou indirectamente, sobre a religião.

A religião - ou aspectos com ela aparentados, como, por exemplo, posições oficiais ou não oficiais de congregações e/ou de Igrejas - "toca-nos", aparentemente! Sinais dos tempos?...

Ontém foi a vez de VPV, na última página de o Público, também abordar o assunto. Texto muito interessante e polémico. Concordo.

No entanto, faço dois reparos:

O fenómeno assinalado por VPV como português -"Apareceu recentemente em Portugal um catolicismo agressivo e fanático, que lembra o pior ultramontanismo do século XIX" - não o é; melhor, não é um exclusivo nacional (desde logo, basta observar algumas realidades e "epifenómenos" norte-americanos - se bem que, neste caso, em rigor, não sejam necessariamente católicos!); por outro lado, sendo católico, não me sinto nada incomodado (muito antes pelo contrário!) com os exames do Cristo histórico e da origem do cristianismo.