7.1.05

O senhor 3%

Segundo o Diário Económico, «Sócrates quer economia a crescer 3%». A notícia não explica muito bem o que é que isto quer exactamente dizer. Há 3 hipóteses:

1. Sócrates tem um desejo. Sócrates deseja que a economia cresça a 3% ao ano, da mesma forma que todo o benfiquista deseja uma vitória benfiquista por 3-0. Note-se que é um desejo de 3% e não de 5 ou de 10%. Nenhum benfiquista deseja uma vitória por 10 a zero. Mas eu não percebo porquê. Desejar por desejar, ao menos que se deseje o impossível.

2. Sócrates fez uma promessa. Sócrates promete-nos um crescimento de 3%. Apesar de a economia portuguesa depender muito mais de factores como o preço do petróleo, o valor do euro e o estado da economia alemã do que daquilo que Sócrates possa fazer no governo, Sócrates promete crescimento de 3%.

3. Sócrates fez uma opção política. É possível que Sócrates acredite que o crescimento é uma opção política. Digamos, entre crescer e não crescer, Sócrates prefere que a economia cresça. Entre 1, 3 e 5%, Sócrates escolhe 3%. Burro! Devia ter escolhido 5% ou 10%. Nós deviamos crescer a 10%. Os chineses que cresçam a 3% se quiserem. Mas é bem possível que Sócrates tenha desculpa. Se calhar os chineses escolheram primeiro.