12.1.05

Parlamentarismo Europeu

Ao ler este título do Público imaginei, por momentos, que tivesse ocorrido uam revolução na União Europeia e que a discussão sobre o referendo ao Tratado Constitucional Europeu (se antecede o da despenalização do aborto ou se ocorrerá depois, qual a pergunta ou perguntas, se é ou não necessário alterar a Constituição e tantas outras questões que têm vindo a ser debatidas) tinha perdido todo o sentido.
Consultando outras fontes - enquanto a fonte oficial não disponibiliza a informação - percebi que, afinal, a frase «PE aprova Constituição Europeia» se refere apenas a uma recomendação do Parlamento Europeu aos Estados-Membros para que ratifiquem o dito Tratado até Novembro de 2006.
A recomendação foi apresentada por um parlamentar espanhol e outro britânico. A Espanha realizará o seu referendo a 20 de Fevereiro. Depois da aprovação do "Plano Ibarretxe" no Parlamento Regional Basco, os dois maiores partidos espanhóis acreditam que a aprovação da Constituição Europeia é a melhor tábua de salvação contra os planos independentistas bascos, a que se podem seguir os de outras regiões.
Por cá, com notícias como esta, ainda vamos encontrar o mesmo argumento ser utilizado a favor do "Sim".