24.1.05

Temas de campanha (com a conivência dos jornalistas):

Santana acusa PR de nada fazer para obrigar Sócrates a debater
António José Seguro diz que comício de Marcelo não foi para apoiar Santana Lopes
PS diz que Santana está a recuar sobre a realização de debate
PSD à espera de Sócrates
Líder do PSD avisa Portas de que o acordo é para valer
Jerónimo propõe diálogo ao PS de Sócrates
Francisco Louçã farto dos pedidos de maioria absoluta
Portas Recusa Comentar "Algumas Críticas" do PSD

Tanta gente se queixa que os políticos, os candidatos, não apresentam e não debatem as suas próprias ideias. Que as não concretizam, que as não explicam e contextualizam.
O que é verdade, pois que os partidos não tem muito interesse em se comprometer, em ser realistas, em anunciar medidas impopulares, mas necessárias. Preferem a pequena intriga, o diz que dissse, o apontar o dedo.
Mas os jornalistas, que tantas vezes invocam o estatuto de intermediários da opinião pública ignoram-na, enredeam-se no mesmo jogo, são parceiros interessados no mesmo jogo e coniventes neste marasmo.
Os principais partidos já apresentaram os seus programas eleitorais. Mas não se fazem perguntas aos candidatos sobre o mesmo, não se confrontam dados, não se faz pesquisa, não se pede explicações do quê e do como pretendem os governos aplicar programas de quase 200 páginas. Não. Preferem pedir um comentário às declarações do dia anterior e no dia seguitne fazem o mesmo, num ciclo completamente estúpido e inútil.
Ah, sim, e no dia 21 de Fevereiro, os editores, os directores, sub-directores, jornalistas e comentadores dirão que a campanha foi «pobre», o «debate inexistente», «potenciou-se a abstenção», etc.
Sim, mas eles também serão responsáveis se isto continuar assim.