30.7.05

Otistas pretendem destruir capital investido na Portela

Leitura recomendada: A Ota e o TGV, ainda e sempre por L. Aguiar-Conraria. Destaque:

[...] o ministro defende as suas damas, a OTA e o TGV. Em todo o artigo, apenas terá apresentado dois argumentos relevantes:

1- Entre os países da OCDE, Portugal tem o valor mais baixo de ?stock? de capital público.

2- Segundo um estudo de Marvão Pereira e Andraz, disponível na net, investimentos em infra-estruturas de transportes têm um forte efeito multiplicador na Economia.

O primeiro argumento é absurdo. A construção do aeroporto da Ota leva à desactivação do aeroporto da Portela. Ou seja, destrói-se ?stock? de capital público. Falamos assim de um investimento monstruoso que terá um efeito líquido bastante reduzido no stock de capital público. Se o objectivo é aumentar o ?stock?, então que se invista em algo que não envolva destruição de ?stock?.


Resolução do Conselho de Ministros [Guterres] n.º 18-B/2000 (Rectificações):

Do supramencionado relatório da NAER destacam-se os seguintes objectivos e orientações para o desenvolvimento do aeroporto na Ota:

[...]

Encerramento do Aeroporto da Portela aquando do início de actividade do novo aeroporto (em virtude da comprovada falta de dimensão do tráfego para manter dois aeroportos tão próximos e da absoluta necessidade de libertar a cidade de Lisboa dos malefícios ambientais ao nível de ruído e poluição e ainda por razões de segurança).


Estou a pensar em abrir um café aqui na zona. É um projecto de comprovada rentabilidade, desde que o estado pague 10% do investimento e encerre os 3 cafés que já cá estão.