Estes dias mundiais são sempre uma excelente oportunidade para as Organizações Não Governamentais e para as organizações supra-nacionais colocarem a sua propaganda nas redações dos jornais. Desta vez o que chegou foi o seguinte:
Um dos motivos para a escassez desse recurso [água] é a pressão exercida pela indústria da água engarrafada, onde se gasta 100 mil milhões de dólares/ano contra apenas 15 mil milhões na melhoria do saneamento e rede de água potável.
Note-se que, enquanto a indústria de água engarrafada é financiada exclusivamente pelos seus consumidores, as redes públicas de água são subsidiadas. Logo, a indústria da água engarrafada nunca poderá ser causa da escassez de água. Em primeiro lugar porque a água engarrafada representa uma fracção mínima de toda a água disponível. E em segundo lugar porque o dinheiro gasto em água engarrafada só poderia ser desviado para fins públicos se fosse público. Este tipo de argumento revela as origens socialistas deste tipo de propaganda. O argumento ignora a forma como a sociedade funciona em detalhe e pressupõe que todas as escolhas são colectivas. Acontece que a escolha entre água engarrafada e água da torneira é individual e todos os dias milhões de pessoas escolhem água engarrafada pelos seus próprios motivos e com o seu próprio dinheiro.
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O resto do artigo do JN dedica-se a analisar se o preço da água engarrafado é justo e se o consumo de água engarrafada é racional. Quanto ao preço, os autores tentar verificar se os custos envolvidos justificam o preço, ignorando que num mercado livre o preço de um produto tenderá a ser aquele que é determinado pela oferta e pela procura. O autor chega mesmo a confundir o preço do «líquido água» com o preço do serviço prestado por um restaurante ou por um café que disponibiliza água em circunstâncias muito específicas. É que nem as empresas de água vendem apenas água. Vendem água embalada de uma determinada forma, com determinadas garantias de qualidade, com um certo sabor e com um determinado valor emocional. É por isso que a análise da racionalidade do consumidor é uma perda de tempo. O consumidor tem sempre razões que escapam sempre a uma análise simplista. Há dezenas de razões que levam as pessoas a comprar água e é por isso que a indústria de água engarrafada é tão complexa, tendo dado origem a uma grande diversidade de produtos distintos.
Normalmente, nestes dias comemorativos escapam sempre as questões essenciais. Por exemplo, se a água é escassa, por que é que continua a ser subsidiada? E por que é que a indústria de água engarrafada privada consegue ser mais próspera e prestar um serviço melhor que as empresas públicas de água canalizada subsidiada?