29.3.06

Tele-realidade

Alguém viu Castelo-Branco nas manifestações anti-CPE? Pois se não vimos iremos ver. Três concorrentes da «Ilha da Tentação» (um concurso da televisão francesa TF1) estão a conseguir levar a melhor no seu objectivo de provar que este tipo de concursos pressupõe uma relação laboral com tudo o que isso implica: horário de trabalho de 35 horas, férias pagas, direito à greve, descontos para a segurança social, indemnização por despedimento...
Eufórico, o advogado dos ex-concorrentes anuncia «la fin de la télé-réalité!». Não posso estar mais em desacordo. No que respeita à legislação laboral até se abrem novas perspectivas: por exemplo, Castelo Branco em luta pelo seu posto de trabalho sobretudo se defendido por Garcia Pereira é algo susceptível de se transformar no programa mais visto da televisão portuguesa.
Quanto à tele-realidade propriamente dita digamos que as últimas manifestações em França contra o CPE são exactamente uma prova de como através da tele-realidade se faz política. A tele-realidade já não está na «Ilha da Tentação» mas sim nas ruas de França.