29.3.06

Sócrates Imparável

O governo está imparável. Depois de ter anunciado 333 medidas que se seguiram a 197 outros anúncios de diversas medidas tão boas ou melhores que as que as antecederam e de se preparar para oferecer uma caixa de correio electrónica a todos os portugueses, o governo vira-se para a ciência.

A equipa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em colaboração com o Plano Tecnológico e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa oferecem hoje a todos os portugueses um Eclipse Parcial de Sol.

O governo responde desta maneira a quem o acusa de não estar a dar a devida importância à ciência e anuncia desde já que assim que o défice o permitir, legislará no sentido de oferecer anualmente a todos os portugueses pelo menos um eclipse total de sol, sem qualquer custo adicional para o observador, o chamado Eclipscut . Esta medida deverá entrar em vigor no início da próxima legislatura.

O líder da oposição já classificou esta acção do governo como propaganda. "O eclipse devia ser adiado", afirmou Marques Mendes, que acusa o governo de descoordenação e responsabiliza o ministro Mariano Gago pelo manto de nuvens que impede a visão do evento. A observação de eclipses é, segundo Marques Mendes, um direito inalienável de todos os portugueses. "Portugal está a atrasar-se cada vez mais em diversos sectores e a culpa é do senhor primeiro-ministro. Hoje, países como a Líbia ou o Egipto já vão ofereer eclipses totais aos seus cidadãos. Por cá, o governo dá-nos um parcial e tapa-o com nuvens." - concluiu.