21.9.06

Evolucionismo vs. Criacionismo: o estado do debate III

Francisco Burnay diz neste comentário o seguinte:


No entanto, queria esclarecer um ponto sobre a Teoria da Evolução. A teoria apresenta 3 teses, que na terminologia moderna são:

1) Existe variação fenotípica, alguma da qual tem uma base genética;
2) Existe sucesso diferencial na luta pela sobrevivência;
3) Os indivíduos mais bem adaptados tendem a ter maior sucesso reprodutor.

###
Francisco Burnay diz ainda que o conceito de "adaptado" (referindo-se ao ambiente, presumo) não é equivalente ao conceito de "sobrevivente" (entendido como "aquele cujos genes sobrevivem) e que por isso o ponto 3 não é uma tautologia e pode ser empiricamente testável.

Sendo assim, poderiamos fazer uma experiência com uma população qualquer. Para se fazer a experiência teria que ser possível quantificar a priori a adaptação de cada indivíduo da população ao ambiente. Esta avaliação é necessariamente subjectiva dado que a definição de "adaptado" tem que ser independente da noção de "sobrevivente". Vamos ainda supor que a experiência mostra que os indivíduos mais pontuados não são os que têm maior sucesso reprodutor. Há duas conclusões que se podem tirar:

1. A teoria está errada;

2. Os critérios de adaptação foram mal escolhidos e não representam correctamente a adaptação.

Claro que não é possível distinguir 1 de 2. A tentação será a de afinar o critério de adaptação. Mas a melhor maneira de o fazer será a de tentar descobrir o que falta ao critério de adaptação para que ele contenha todos os elementos que garantem a sobrevivência (dos genes). Qualquer outra solução afastará ainda mais os resultados experiementais dos previstos mantendo a dúvida sobre se estão a ser escolhidos os critérios de adaptação correctos. Mas se se optar por juntar aos critérios de adaptação os elementos que faltam para garantir a sobrevivência (dos genes), o que se está a fazer é mudar o critério de adaptação até que ele convirja para o critério de sobrevivência. Segue-se que a teoria só é válida se o critério de adaptação for equivalente ao critério de sobrevivência.

Outra forma de ver oproblema será considerando uma população com dois tipos de indivíduos, os ADAPTADOS e os SOBREVIVENTES. Os ADAPTADOS têm as características que maximizam a adaptação equanto que os SOBREVIVENTES têm todas as características que maximizam o sucesso reprodutivo. Se as características dos ADAPTADOS não forem exactamente iguais às dos SOBREVIVENTES, a selecção natural favorecerá os SOBREVIVENTES em relação aos ADAPTADOS. Segue-se que as características dos ADAPTADOS têm que ser iguais à dos SOBREVIVENTES para que a tese 3) citada pelo Francisco Burnay seja verdadeira. O que implica que a definição de "adaptado" tem que ser equivalente a "sobrevivente".