14.9.06

«Geração recibos verdes»

«Acabei mais um molho de recibos verdes. Mais um. Outros estão à espera. Porque isso dos "direitos adquiridos" não é para a minha geração. Não sou da geração rasca. Sou da geração recibos verdes, a primeira da história a ser explorada pelos pais e pelos avós. Este contrato social está falido. Mas não está falido apenas economicamente. Está podre, acima de tudo, do ponto de vista moral. A geração recibos verdes não merece o respeito dos pais e dos avós, que só pensam nos "direitos adquiridos". Os meus filhos nem sequer aparecem no mapa deste mundo de "direitos adquiridos". Uma sociedade que não respeita aqueles que estão por nascer não merece o meu respeito. Mas vai roubando o meu dinheiro. Ando a pagar luxos a reformados com 48 anos. O dinheiro que me faz falta para construir a minha família vai para uns "direitos adquiridos" que apenas vi uma vez - um reformado deu-me 100 paus para comprar um "rajá" -; direitos adquiridos que serão má ficção científica para os meus filhos.»

Henrique Raposo no http://revista-atlantico.blogspot.com/