9.5.07

Justiça no Cinema


A Associação Jurídica do Porto, em co-organização com a Associação Sindical dos Juízes Portugueses e o Cineclube do Porto iniciam hoje o 2º ciclo "Justiça no Cinema" com o filme "COMÉDIA DO PODER", de Claude Chabrol, às 21.15 horas, no teatro Campo Alegre, Porto.
No final da apresentação será realizado um debate com a participação de Paulo Morgado, Guilherme Figueiredo e este V. criado.





###

Realizado por Claude Chabrol este filme conta com as interpretações de Isabel Hupper e François Berléand, e aborda a investigação do escândalo ELF que desvendou as perigosas ligações entre o meio empresarial e político. O enredo relata-nos o percurso profissional e familiar da magistrada encarregue de investigar um caso de corrupção que envolve uma poderosa corporação, e, manda prender para interrogatório, o seu presidente. As pressões, as consequências profissionais dessa investigação e o possível protagonismo judicial transformam este filme numa requintada e venenosa sátira aos jogos do poder e a quem o detém de facto. Este filme revela a ligação mais do que duvidosa entre as grandes negociatas e a subordinação da política, e inclusive do poder judicial, supostamente o mais virginal, independente e impoluto.