1.7.07

Estado sem impostos II

1. O Vaticano vive da venda de selos, das receitas do turismo e das contribuições voluntárias dos fiéis.

2. O Tuvalu obtém as suas receitas da exploração do domínio de internet .tv, da venda do seu voto em organizações internacionais, da venda de direitos de pesca e da ajuda internacional.

3. Uma das ideias para Timor é a abolição dos impostos e o financiamento do Estado pelas receitas do petróleo.
###
4. Pequenos países europeus como o Mónaco, o Liechtenstein e os cantões suíços que se aproximam de uma espécie de "preço de condomínio". Isto é, concorrência com cidades vizinhas faz com que o preço pago pelos habitantes tende a reflectir o valor dos serviços prestados pelo estado.

5. A maior parte das funções desempenhadas por Estados com um nível elevado de impostos são privatizaveis (educação, cultura, saúde, segurança social, grandes vias de comunicação, portos, aeroportos) ou municipalizáveis (educação, cultura, saúde, segurança social, serviços de condomínio, estradas municipais, esgotos, distribuição de água, segurança de proximidade). No caso de serem municipalizadas, o seu preço tende para o valor de mercado dos serviços prestados.

6. Instituições como as igrejas ou as federações desportivas nacionais e internacionais produzem bens que se fossem produzidos por estados seriam chamados de bens públicos. E no entanto essas instituições não cobram impostos.