31.7.07

A Polícia do Isqueiro

Tentando recuperar alguma da informação perdida dos longos dias de ausência, soube que a prodigiosa-ASAE-que-se-limita-a-fazer-cumprir-as-leis não atacou apenas os perigosos produtores do terrível medronho da serra algarvia. Os corajosos inspectores que-se-limitam-a-fazer-cumprir-a-lei também encerraram os peer-to-peer tugas, BTuga, Zemula e Zetuga.

Tal como em alguns outros países, a opção está na condenação das plataformas. Não sendo possível apanhar os ladrões, fecham-se as ourivesarias. É óbvio que havia uma utilização massiva dos peer-to-peer portugueses para downloads ilegais, mas as plataformas também servem para partilhar ficheiros legais. O mau uso é dado pelos utilizadores. Não seria muito diferente se os inspectores da ASAE-que-se-limita-a-fazer-cumprir-as-leis encerrassem todas as casas de fotocópia por causa dos direitos de autor. Ou que fechassem a ponte Vasco da Gama porque anda meio mundo em excesso de velocidade.

O efeito da atitude da grande-ASAE-que-se-limita-a-fazer-cumprir-as-leis foi muito interessante. Os downloads deixaram de ser feitos via tráfego nacional e passaram a ser feitos via sites fora de Portugal. Uma boa aposta no investimento externo. E a não ser que a supra-poderosa-ASAE-que-se-limita-a-fazer-cumprir-as-leis também vá encerrar e e-Mule. o Aquisition, o Bit-Torrent, o Kazaa, o Limewire, e os outros 300 que por aí andam, não estou a ver muito bem o alcance desta magnífica acção em defesa do consumidor.

Ou então, as reservas de medronho apreendido andam muito por baixo.