24.3.04

FRACASSO


Em 1999 a Nato (e Portugal) atacaram, à margem do chamado Direito Internacional a Jugoslávia e foram instalar-se no Kosovo, província da hoje simplesmente Sérvia, tendo ali instalado um "protetorado" de tipo colonial.
O motivo para aquela guerra foi o de evitar uma limpeza étnica, tendo-se no entanto verificado e permitido uma limpeza étnica de sinal contrário.
Passados todos estes anos, o território continua a não ter autonomia política, militar, económica ou outra, não foi integrado (ou devolvido) à administração da Sérvia, os responsáveis por massacres, terrorismo e limpeza étnicas continuam impunes. E tudo isto, apesar da presença de milhares de tropas da Nato.
No passado fim de-semana, numa operação orquestrada e bem organizada, deu-se mais uma tentativa para completar a limpeza total da Província, tentando-se intimidar, aterrorizar e forçar à expulsão dos últimos milhares de sérvios que ali habitam. O número de mortes não foi muito alto, mas foram destruídas igrejas, conventos medievais e milhares de habitações.
A organização conseguiu mobilizar 51 mil pessoas naqueles actos insurreccionais, sob as barbas da Nato e da UE.
O inenarrável Solana lá veio reconhecer o falhanço total.
E lá para 2005 estão previstas umas tais de conversações sobre o "estatuto final" do Kosovo. Não deve ser preciso esperar tanto, para não exista com quem negociar. Aos bocadinhos, a coisa vai. E tudo a assobiar.