22.3.04

VINGANÇA OU ESTRATÉGIA?


Ahmed Yassin era um assassino fanático responsável moral pela morte de milhares de inocentes. A sua morte não me causa qualquer comiseração.

Mas porquê agora? Israel já o poderia ter eliminado antes. Que motivos levaram Israel a tomar esta atitude e, certamente, a sujeitar-se aos balidos incoerentes dos dirigentes europeus, a uma ou duas condenações inconsequentes na ONU, ao eventual embaraço da administração americana em espinhoso ano de eleições e a mais do que prováveis represálias sangrentas contra a sua população civil? Porquê? Quem ganha com isso?

Só vejo duas hipóteses - ou este acto foi uma imbecilidade extemporânea, estilo vingança", ou os seus objectivos estão ligados à tentativa de repristinação do "Mapa da Paz" e só conseguirão ser perceptíveis a médio prazo.

Espero que a verdade resida nesta última possibilidade. A ser assim, Israel acaba de fazer um enorme favor ao actual primeiro-ministro palestiniano Ahmed Qorei. E de dar alguma chance a uma paz em que já quase ninguém acredita. Veremos daqui a alguns meses.