24.3.04

QUE INJUSTIÇA!



Ao fim de mais de vinte e cinco anos de andarem com o homem às costas, a comunidade internacional, alguma pelo menos, acusa o camarada presidente José Eduardo dos Santos de ser um gatuno sem escrúpulos, que terá roubado dezenas de milhões de dólares ao Estado (?) de Angola, que transferiu para contas particulares suas na Suiça, no Luxemburgo, nas ilhas Caimão, entre outros paradeiros por apurar.
Pelo menos é o que se lê no Público, que dedica o espaço nobre da edição de hoje a um relatório de uma ONG, a Global Witness, onde se lêm estas e outras supostas aleivosias do camarada Zédú. Acusações, de resto, absolutamente surpreendentes e insuspeitas.
Obviamente que, em tudo isto, existe um paradoxo intransponível: não se rouba aquilo que é nosso. Rigorosamente, Angola é propriedade de Zédú: herdou-a (do camarada Agostinho), conquistou-a (com a ajuda de toda a comunidade internacional) e comprou-a, colhendo apoios insuspeitos (como o dos EUA), a troco de direitos de concessão de exploração petrolífera e de apoios na prestigiada ONU. Tem, por conseguinte, as mãos limpas. Como se pode ver pela fotografia.