24.3.04

GUTERRES. UM ESTILO.

Diz-se que se retirou da vida política.
Não, não é bem assim pois é Presidente da Internacional Socialista. Ou esta organização tem alguém que não é político (um “civil”?) como seu máximo dirigente, ou de facto não se retirou e continua activo. Assumiu apenas um handicap, não se pronunciar sobre assuntos políticos portugueses, “não fazer política activa”. Passiva, portanto, mais ao seu gosto e estilo pessoal. Está, mas não está. Está mais ou menos. Está quando dá jeito. Não está quando não lhe interessa ou não convém.
Aliás, mesmo quando deveria “estar activo” não está. Continua, pela segunda semana consecutiva, o seu pesado silêncio sobre a aliança do partido social democrata austríaco com o partido de Joerg Heider numa região daquele país. E a esse propósito, recorda-se a sua verbosidade e indignação aquando da coligação governamental entre os conservadores e Haider. Até um amuo/semi-boicote foi imposto por toda a UE. Mas agora...
Também sobre os “massacrezinhos” do seu colega de Internacional, (membro efectivo!) MPLA/Zé Edu, Guterres faz de conta que “não está na política activa”. (O PM também "não sabe" de nada).
Enfim, as sondagens presidenciáveis são favoráveis.