25.6.05

Ideias que os socialistas não conseguem perceber

1. O egoísmo é compatível com a cooperação. As formas de cooperação mais frutíferas são aquelas que interessam às duas partes.

2. O egoísmo é compatível com o estabelecimento de laços sociais. Os laços sociais mais fortes são aqueles que têm a sua origem nos interesses egoístas das partes. Até um egoísta consegue perceber as vantagens dos laços sociais.

3. O egoismo é compatível com o apoio a pessoas em dificuldades. Os seres humanos conseguem realizar-se pessoalmente ajudando os outros, logo, um ser humano pode ajudar um outro ser humano por razões totalmente egoístas.

4. A ética pública não tem que ser igual à ética privada. O estado não tem que ser uma grande família, nem é desejável que o seja.

5. A ética dos pequenos grupos não se aplica necessariamente aos grandes grupos essencialmente porque as regras que funcionam quando todos se conhecem não funcionam quando a maior parte das pessoas não de conhecem. O mundo não é uma aldeia em tamanho grande.

6. A aplicação das regras da ética privada à vida pública só pode dar asneira.

7. Que pelo facto de uma função não ser desempenhada pelo estado não quer dizer que ela não possa ser desempenhada por instituições da sociedade civil.

8. Que aqueles que defendem que a solidariedade deve ser praticada pelo estado não são altruístas por causa disso porque o verdadeiro altruísmo, para além de ter que ser sincero, tem que ser praticado com recursos próprios e não com os recursos dos outros.

9. A sociedade é um sistema emergente demasiado complexo para ser detalhadamente compreendido, modificado de forma controlada ou moralizado.