17.3.06

Gestão de excelência

1. A rádio R é uma rádio totalmente subsidiada pelo estado não tendo qualquer limite orçamental. A rádio T depende exclusivamente dos seus anunciantes. Algumas pessoas consideram a rádio R a melhor rádio do país pela excelência dos seus programas de qualidade, pelas estrelas que conseguiu contratar e pelos eventos que organiza e detestam a rádio T porque tem demasiados anúncios.
###
2. A TN, Telecomunicações Nacionais dominou o mercado de telecomunicações em regime de monopólio imposto pela lei durante quase 100 anos. Depois da liberalização do mercado, a TN continuou a dominar o mercado. Os concorrentes queixam-se que a TN, para além de ter o quase exclusivo de muitos contratos com o estado, continua a beneficiar do seu monopólio que lhe permite ser a única empresa com acesso a todas as casas do país. Mas estas queixas são certamente infundadas. Tudo se deve às qualidades empresariais dos seus gestores.

3. Os agricultores europeus são os mais ricos do mundo, o que não tem certamente nada a ver com os subsídios que recebem, mas com as suas excelentes técnicas de gestão e com as suas inovadoras técnicas agrícolas.

4. O Sr. Antunes é um grande comerciante. A sua loja prospera, os clientes afluem em busca de preços baixos por ele praticados. O Sr. Silva, mesmo em frente, com uma loja identica não deve perceber nada do negócio. Os produtos são quase os mesmos, mas a loja está sempre às moscas. Pormenor da história: a loja do Sr. Antunes ainda é do tempo das rendas congeladas, a do Sr. Silva foi alugada a preços de mercado. Realmente, não se percebe como é que o Sr. Silva não consegue praticar os preços do Sr. Antunes. Só pode ser má gestão.

5. A TVP, a Televisão Pública, para alguns a melhor televisão do país, tem excelentes programas, debates, as melhores séries, as melhores estrelas, os melhores debates, os melhores filmes. Não tem publicidade (nem audiência, mas isso pouco importa). Tem um buraco de milhões, recebe por ano milhões em subsídios públicos. Não há limites orçamentais. O presidente não para colocar mais um correspondente no estrangeiro, para conseguir o exclusivo em mais um evento, para comprar mais uma série. Na verdade, o presidente chega mesmo a comprar o exclusivo de programas que não pretende exibir com o único propósito de secar a concorrência. A TVP é a prova provada de que o serviço público de televisão é melhor que o privado.