15.3.06

Processo democrático versus mercado




Mercado
Sistema Democrático
Diversidade de opções
O número de opções é apenas limitado por aquilo que é economicamente viável. O mercado encontra-se finamente segmentado de forma a agradar às preferências do consumidor.
O número de opções reais resume-se a duas porque, como só um partido pode exercer o poder, só dois blocos é que têm hipóteses reais de ganhar eleições.
Monolitismo
O sistema é totalmente descentralizado. Coexistem no mercado milhares de prestadores de serviços que se podem substituir uns aos outros.
The winner takes it all. Só pode haver um governo pelo que o partido que ganha eleições fica a controlar todas as opções.
Lag do feedback
As escolhas são feitas todos os dias e têm efeitos imediatos. Os prestadores de serviços têm que estar permamentemente a ajustar-se à procura e os consumidores podem mudar de fornecedor de um dia para o outro.
Eleições de 4 em 4 anos. Descontentamento do cliente não tem efeitos imediatos, o que permite aos políticos a manipulação do eleitorado. As medidas impopulares são tomadas nos primeiros anos de governo e as demagógicas e populistas nos últimos.
Opções minoritárias
Existem nichos de mercado, mesmo para as opções mais minoritárias. 100 pessoas com preferências minoritárias podem ter uma loja que satisfaça as suas preferências.
As preferências das minorias são ignoradas por causa do fenómeno winner takes it all. Um partido apoiado por 50 000 pessoas pode ficar fora do parlamento e um partido apoiado por 2 milhões de pessoas pode ficar décadas na oposição.
Dependência do altruísmo
O bom funcionamento do sistema não depende do altruísmo. O mercado funciona mesmo que os agentes sejam egoístas, mas não é prejudicado se eles forem altruístas.
O bom funcionamento do sistema depende do altruísmo. Espera que os políticos e os eleitores pensem primeiro no país e só depois nos seus interesses próprios.
Vulnerabilidade à tragédia dos comuns
O sistema de propriedade privada impede a tragédia porque cada um tem um interesse próprio em cuidar daquilo que é seu.
O sistema de propriedade pública favorece a tragédia porque cada um tem o interesse em explorar o mais possível aquilo que é de todos. Sintomas: corrida dos grupos de pressão aos favores políticos, colapso da segurança social, segmentação do mercado eleitoral, aumento da despesa pública.
Concorrência
Sistema descentralizado favorece a concorrência a todos os níveis.
Sistema afunilado no topo pouco propício à concorrência. O vencedor tem a possibilidade de mudar a lei a seu favor.
Incentivos e penalizações
Não existe contradição entre o interesse próprio e o interesse dos clientes. A melhor forma de um agente, a longo prazo, satisfazer o seu interesse próprio, é através da satisfação do cliente.
O interesse próprio só coincide com o interesse público em casos raros de altruísmo. Dado que os altruístas são raros , a maior parte dos agentes são corruptíveis, o que faz disparar os custos de controlo.