25.9.04

Certezas e conjecturas III

Limits to prediction

Nos anos 70, um grupo de cientistas chamado "Clube de Roma" públicou os "Limits to Growth". O relatório baseava-se em simulações da economia mundial feitas em computador. A economia mundial era representada por um modelo em que a economia estava dividida em sectores económicos. Estes sectores realacionavam-se entre si através de fluxos de mercadorias, de capital e de pessoas. A taxa de crescimento de cada sector, a produtividade, crescimento da população, recursos minerais disponíveis e outros factores foram estimados a partir de dados da época.

O relatório causou sensasão porque as simulações previam que o mundo entraria em colapso em menos de 100. As matérias primas acabariam por se esgotar em pouco tempo. O zinco esgotar-se-ia em 1985 e o petróleo em 1992.

Os "Limites ..." acabaram por encorajar os movimentos ecologistas que atribuíram a si próprios a missão de salvar a civilização do colapso. Até hoje ...

Ora, porque é que as previsões do Clube de Roma falharam? Porque não contaram com os 5 a 6 mil milhões de seres humanos que são as verdadeiras causas das mudanças económicas. Foram esses 5 a 6 mil milhões que inventaram novas máquinas e que descobriram novas fontes de matérias primas, novos substitutos, novos processos industriais, novos hábitos sociais (menos filhos) e novos métodos de produção e de gestão. Infelizmente, nenhum desses 5 a 6 mil milhões estava representado no modelo do Clube de Roma.