29.9.04

O Presidente da República e o Tratado Constitucional

Segundo o Público, o Presidente Jorge Sampaio "avisa que o projecto europeu pode acabar" e que "receia que a UE entre em crise com o alargamento e a falta de um tratado constitucional". O jornal, através da pena de Isabel Braga, afirma ainda que o Presidente apelou a todos os europeístas para "cerrarem fileiras e se empenharem colectiva e pessoalmente no processo de ratificação do Tratado Constitucional" [europeu].
Portugal terá, em princípio, um referendo ao dito tratado (ou a alguma ou algumas das matérias que dele constam). Cabe ao Presidente da República a convocação do dito referendo. A ser verdadeira a notícia, o Presidente começou a campanha a favor do "SIM" ainda antes de se saber o que irá ser referendado. Terá Sampaio dito o que o Público diz que ele disse? Ou os título e subtítulo da notícia são meras "deduções" da jornalista?
A ser verdade, o Presidente da República poderá aproveitar o final do mandato para tomar uma decisão verdaderamente polémica, que seria não convocar referendo nenhum, evitando assim o risco (remoto, é certo) de um NÃO vinculativo, que pudesse gerar uma crise - ou mesmo fim - do Projecto Europeu. Será assim?

Post scriptum: no mesmo jornal, escrevia a mesma autora há três dias atrás: «Luxemburgo, um país com 400 mil habitantes, 67 mil dos quais são portugueses». E hoje, ««este pequeno país no coração geográfico da Europa, com cerca de 70 mil habitantes, 17 mil dos quais são emigrantes portugueses». Há aqui qualquer coisa que não bate certo...