20.12.04

Administração Pública

Pensava eu que quando se fazia um Orçamento de Estado ou se cabimentava uma verba, se tinham em conta os compromissos financeiros para o próximo ano, tudo devidamente justificado. E que tal seria do conhecimento ou estaria acessível aos gestores da administração pública, nomeadamente os seus máximos responsáveis: o Secretário de Estado e o Ministro respectivo.
Mas não. Leio que o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Agricultura ficou muito espantado por se estar a pagar uma renda de umas instalações em Vila Real, que não são utilizadas pelos serviços há mais de 2 anos.
Fez muito bem bem em mandar averiguar a situação. Esperemos que seja corrigida, que o ou os responsáveis por tal situação sejam punidos, e que seja pedido de volta o dinheiro pago indevidamente.
Mas fico com sérias dúvidas ( se as houvesse, claro...), sobre como é administrado o Estado. Então não existe uma relação actualizada e actualizável do património e instalações afectas a cada ministério? Uma relação com os respectivos compromissos financeiros, por forma a serem devidamente ponderados os respectivos custos/beneficios e se tomarem as decisões que potenciam a sua boa gestão? São orçamentadas verbas para pagamento de serviços inúteis e sem qualquer utilização?
Alguém tem controle sobre alguma coisa? E o que se passará com os bens móveis? Os telefones, os carros? Nem quero pensar....