tanto quanto eu julgo saber, Moçambique tem tido taxas de crescimento do PIB muito elevadas durante os últimos 10 anos. Ora este crescimento não é explicado pelo cenário que o JPT descreve:
Após a paz de 1992 retoma-se a construção de um sistema de educação generalizado. Julgo que cerca de 1997 a cobertura estava já ao nível de 1983, quando os efeitos da guerra começaram a implicar a sua retracção. Tem continuado a crescer, ainda que com enormes lacunas. Na segunda metade de 90 criaram-se 7 Institutos do Magistério Primário, procurando aumentar número e qualificações dos professores. Alarga-se a formação de professores do ensino secundário ao centro e norte.
Por exemplo, a criação de 7 Institutos do Magistério Primário constitui um investimento feito com recursos humanos que já existem e que só produzirá efeitos práticos na economia daqui a 10 ou 20 anos quando os primeiros alunos formados pelos novos professores chegarem à idade adulta.
O crescimento registado por Moçambique na última década não pode ser explicado pelos investimentos em educação realizados nesse período porque o investimento em educação não tem efeitos imediatos. Aliás, é o próprio JPT que atribui o crescimento da economia moçambicana ao investimento estrangeiro.