14.12.04

Para entender a relação entre educação e desenvolvimento

1. O crescimento actual de uma economia depende, entre outros factores, do investimento em educação nos últimos 20 a 40 anos (pelos menos duas gerações).

2. A qualidade da educação actual depende, entre outros factores, dos recursos disponíveis, os quais foram produzidos ao longo de décadas, para não dizer séculos.

3. Um investimento adicional da educação neste momento só produzirá efeitos concretos no crescimento daqui a 10 ou 20 anos.

4. Um investimento adicional na educação concorre com investimentos idênticos em infra-estruturas.

5. A educação formal concorre com a educação informal. Os sistemas de educação informais, sob a forma de estágios nas empresas, estão mais ligados às actividades produtivas e podem ter, em determinadas circunstâncias, um efeito mais importante no crescimento.

6. O investimento estatal na educação pode destruir os sistemas de educação mais informais com consequências graves para o crescimento.

7. O sobre-investimento na educação formal gera desemprego de licenciados, mestres e doutorados. Os licenciados de nada servem se não existirem empresas que precisam deles.

8. Existe uma proporção óptima entre investimento de curto prazo e o investimento de longo prazo que maximiza o crescimento. A educação é um investimento a longo prazo. O sobreinvestimento em educação provoca a redução do crescimento a curto prazo e um aumento do crescimento a longo prazo, o que pode resultar numa redução do crescimento global.

9. Os intelectuais e professores têm um interesse próprio no sobreinvestimento em educação. É por isso que na escola nos ensinam que a educação tem um valor ilimitado.

10. O sucesso de um sistema educativo não depende só do dinheiro que se despeja lá para dentro. Depende também daquilo que os alunos aprendem em casa, ou seja da educação da geração anterior. É por isso que há um ponto a partir do qual mais investimento em educação deixa de valer a pena.

11. Há coisas que não podem ser ensinadas através da educação formal. Há coisas, como a capacidade empresarial, que só se aprendem fazendo.