12.12.04

Uma nota final

1) Este meu anterior post gerou uma verdadeira avalanche de reacções, algumas delas inesperadas. Muitas (nesta linha), corresponderam exactamente às minhas expectativas e creio que constituem até excelentes demonstrações da pertinência da preocupação aqui expressa. Outras, em particular porque vindas de amigos que muito prezo, exprimiram um desconforto e uma genuína insatisfação a que não posso ficar indiferente.

2) Agradeço todas as mensagens recebidas, desde as mais críticas até às mais elogiosas (com uma menção especial para as que se inserem na linha "mas porque raio é que estás a perder tempo com essas discussões?"). Não prometo responder a todas individualmente mas asseguro que a todas foi dada a devida atenção.

3) Face à problemática situação política actual (que creio dever constituir neste momento o assunto de interesse principal para a generalidade dos leitores do Blasfémias) e ao facto de considerar que este não é o meio nem o momento mais apropriado para desenvolver uma reflexão sobre a relação entre religião e liberalismo em geral e sobre catolicismo e liberalismo em particular, não darei seguimento neste contexto à discussão iniciada.

4) Dadas as razões apresentadas em 1) e em 3) e a minha falta de disponibilidade nos tempos mais próximos, julgo conveniente fazer uma pausa para reflexão, interrompendo por algum tempo a minha colaboração no Blasfémias.