21.1.05

DIZ O NOSSO rui a.:

«A hipocrisia é, como sabes, um valor em alta na política»
Digo eu:
- Não sei, nem concordo. A hipocrisia só é um valor em alta quando a política está em baixa. Neste caso e com as figuras em apreço, nas ruas da amargura.

Continua o nosso rui a.:
«Por isso, um político deve ter direito absoluto à reserva da vida privada, mesmo até à simulação dos aspectos de carácter que ele entenda que o podem prejudicar na vida pública
Digo eu:
- Não há direitos absolutos. Essa posição (mesmo atenuada) não é admitida por ninguém no que tange a figuras públicas cuja protecção da intimidade da vida privada é menos reforçada.
Quanto à legitimidade da simulação dos políticos, entendido como podendo defender alguma coisa e praticar o seu contrário, esse raciocínio é repugnante. Do meu ponto de vista liberal, obviamente.

- Em relação ao piedoso esforço do rui a. em ensaiar uma comparação, ainda que remota, entre a figura de Churchill e a do actual ministro da defesa, a enorme consideração que lhe tenho impede-me de dizer o que me apetece. Não por simulação, mas por excessivo pudor.