19.7.05

Ensino na Alemanha

Vale a pena ler este comentário do leitor Rui Tereso:

Sou professor de português, na Alemanha. Conheço por dentro todo o sistema. Näo é maravilhoso, longe disso, mas os resultados estäo um "pouco" acima dos das escolas portuguesas.

Deixo aqui um resumo muito curto de como funciona.

A.
Primária - 4 anos

Secundário - os alunos saem da escola primária e säo encaminhados para três níveis de escola:
1. Nível geral (9 anos): dá acesso a escolas profissionais para profissöes manuais (operários, agricultores, carpinteiros, canalizadores, etc...);
2. Nível médio (10 anos): dá acesso a escolas profissionais de serviços, informática, electrotecnia, saúde (enfermeiros), bancários, secretariado...
3 Liceus (13 anos): acesso às universidades.
Nota: Estes níveis näo säo estanques. Ao longo do percurso, os alunos podem mudar de nível, se provarem as suas capacidades.

B. As escolas escolhem os alunos; só as de nível geral têm de aceitar os alunos do bairro ou da freguesia (säo às vezes o "caixote do lixo", mas é preferível assumir a desigualdade a tapá-la ou a construir um sociedade de caranguejos que num balde puxam os que querem trepar).

C. As escolas privadas concorrem com as públicas: as escolas säo pagas pelo número de alunos e recebem prémios de competência dentro de cada nível.

D. As escolas têm um director nomeado pelo governo;

E. Os professores säo escolhidos pelas próprias escolas; o governo näo organiza concursos;

F. Näo há um Ministério da Educacäo em Berlim, no governo federal; säo os Estados que têm o pelouro da Educacao;

G. Os professores däo 28 horas lectivas por semana até aos 50 anos e 27 depois dos 50 até aos 65;

H. O ano lectivo comecou no dia 30 de Agosto de 2004 e termina no dia 22 de Julho de 2005; nestes últimos meses têm estado temperaturas de 35 graus, mas todos trabalhamos!

Observacöes:
Tenho alunos portugueses, filhos de operários, pedreiros e varredores de rua que frequentam o Liceu; dois frequentam o melhor liceu do Estado da Renânia-Palatinado que é privado - näo pagam um centavo!

As criancas säo incentivadas a trabalhar desde a 1° classe, porque sabem que só com bons resultados podem aceder aos níveis superiores;

Este sistema, que já existe desde Bismark, foi aperfeicoado pela Democracia Cristä de Adenauer.

Quando a esquerda chegou ao poder criou o ensino unificado, que existe a par deste sistema. Estas escolas säo acarinhadas pelos Verdes e alguns do SPD. Os alunos de nível médio e alto destas escolas deixam muito a desejar face à média.

Conclusäo: Na Alemanha todos os sistemas säo acolhidos, näo há um sistema único (se bem que a esquerda queira acabar com os liceus e as escolas de nível médio que às vezes säo melhores que os próprios liceus). Deixa-se liberdade à sociedade civil para optar, escolher, gerir o sistema.

E A ALEMANHA NÄO É UM PAÍS LIBERAL!

Eu näo gostaria que em Portugal o liberalismo fosse implementado com todas as suas doutrinas; mas era täo bom que deixasse de ser a Albânia!!!