23.7.05

Estado fiscal: o Estado em que estamos!

O Estado demora, em média, cerca de 120 dias a pagar as suas obrigações perantes terceiros, designadamente, fornecedores.

Porém, em certas áreas - como, por exemplo, o reembolso de pagamentos fiscais efectuados, pelos contribuintes, em excesso - o prazo médio é (a avaliar por alguns - vários! - casos concretos que fui tendo a oportunidade de conhecer), é seguramente superior a um ano.

Por outro lado ainda, este ano, a despesa pública, pela primeira vez, excede os 50% do P.I.B. (ou seja, metade da riqueza produzida no país).

Tudo isto, em nome de um pretenso «estado social»? Tudo isto, por causa do PEC? Tudo isto, por causa da tão famigerada e hedionda "fuga ao fisco"? (já agora, seria interessante verificar se existem - ou não - estudos sobre quem «foge», em que circunstâncias e qual dimensão rigorosa e a importância comparativa dessa «fuga»?) Tudo isto, por causa, da pressão junto do poder político, das corporações instaladas? Por causa de algum "choque tecnológico" que, de resto, pessoalmente ainda não vislumbrei, projectado para breve?

Não creio!