1.7.05

O aumento do IVA afecta todos os preços

A taxa de IVA dos produtos de primeira necessidade (que pode incluir coisas tão essenciais como as jantaradas em restaurantes de luxo, o vinho, o azeite e a portagem da ponte 25 de Abril) mantém-se. Mas isto não quer dizer que os comerciantes não tenham razões para aumentar o preço destes produtos. Isto porque a economia não é um sistema de compartimentos estanques. Funciona como um sistema de vasos comunicantes e uma alteração de um preço propaga-se necessariamente a todos os outros.

Uma subida do IVA de 19% para 21% deverá ser absorvida por todos os agentes económicos. Para que o estado receba mais, os produtores e distribuidores abdicam de parte do lucro e a outra parte é paga pelo consumidor.

Os consumidores, vendo encarecer os produtos de luxo (menos perfumes), desvia parte do seu consumo para os produtos de primeira necessidade (mais jantaradas, mais travessias da ponte 25 de Abril). A procura de produtos de primeira necessidade aumenta e os seus preços têm forçosamente que subir.

O distribuidor vê as suas margens de lucro reduzidas, o que significa que para manter a rentabilidade do capital investido, já não lhe compensa vender os produtos de primeira necessade ao preço antigo. Note-se que parte do IVA é um imposto sobre a distribuição (e não sobre o produto propriamente dito) e os distribuidores não distinguem a distribuição de batatas da distribuição de pranchas de surf porque na maior parte dos casos estes produtos partilham a mesma infraestrutura. Dado que o imposto é sobre a distribuição, não é só o custo da distribuição de pranchas de surf que aumenta, é também o custo da distribuição de batatas.

Um produtor de produtos de primeira necessidade é também um consumidor de produtos de luxo. Normalmente, este produtor está no negócio porque lhe interessa trocar o seu produto de primeira necessidade por produtos de "luxo" e por outros produtos de primeira necessidade. Ora, se o IVA sobre produtos de "luxo" aumenta, o mesmo produto de primeira necessidade passará a valer menos em termos de produtos de "luxo". Mas o produtor só estava no negócio porque tinha um determinado preço de troca entre produtos de primeira necessidade e produtos de "luxo". Se esse preço diminui, alguns produtores abandonarão o negócio ou passarão a produzir apenas as variedades mais rentáveis, o que causará sempre um aumento dos preços de bens de primeira necessidade.